Venha ser uma Irmã Paulina!

SER MADRE PAULINA É APAIXONAR-SE POR JESUS CRISTO MESTRE CAMINHO, VERDADE E VIDA.

ENTREGAR-SE A ELE E ANUNCIÁ-LO A TODOS OS POVOS COM A FORÇA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

JOVEM! Venha ser uma Irmã Paulina!

Coloque a vida, os dons, a mente, vontade e coração a serviço de Jesus Cristo Mestre Caminho, Verdade e Vida com amor.

Bíblia

QUEM SÃO AS IRMÃS PAULINAS?

As Irmãs Paulinas são mulheres consagradas a Deus na congregação religiosa das Filhas de São Paulo. Dedicam as suas vidas ao serviço do Evangelho e do povo, como apóstolas no mundo das comunicações. Portanto, as Irmãs Paulinas são Missionárias da Palavra.

Jovem!

Qual é a sua vocação? Quer seguir Jesus Cristo mais de perto, consagrando-se inteiramente ao Senhor. Entre em contacto com: marlisefsp@gmail.com ou vocacionalpaulinas.ang@gmail.com

E para aprofundar a sua vocação, e conhecer em profundidade o apóstolo São Paulo, sugiro que faça uma vez por semana a experiência da Leitura Orante da Palavra sobre as cartas Paulinas

EXPERIÊNCIA DA LEITURA ORANTE DA PALAVRA

O que provoca a experiência da Leitura Orante da Palavra em nossas vidas?
Palavra não volta sem ter produzido o seu efeito” - Is 55,10-11 –

Como chegar ao coração? – Experimentar a Palavra de Deus.

Como Experimentar? Pelo Método da Leitura Orante da Bíblia

Para quê?

• Para entrar na dimensão Espiritual,

• Me encontrar com Deus,

• Me deixar transformar por ele.

• Chegar ao coração.

• Viver pela força da Palavra de Deus. Experimentar a Deus Santo no nosso coração.

São Paulo diz: “Recebei ainda o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus”(Ef 6,17)

A Palavra de Deus é para crer e não só para conhecer. ( cf Jo 20,30-31)

Passos da Experiência da Leitura Orante da Palavra

1º) LEITURA – O QUE DIZ A PALAVRA PROCLAMA EM SI? É penetrar com a mente e o coração na Palavra. Leitura gratuita, gastar tempo com o texto, gostar da Palavra. Imaginar a cena, os personagens.

2º) MEDITAÇÃO – O QUE ME DIZ A PALAVRA? DIZ PARA NÓS? É fazer a meditação. Ruminar, actualizar, dialogar. Isto é aplicar a Palavra à nossa realidade.

3º) ORAÇÃO – O QUE ESTA PALAVRA ME FAZ DIZER A DEUS? Suplicar, louvar, recitar. É admiração silenciosa e adoração do Senhor que brota da nossa resposta à Palavra de Deus. “É assim que também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois não sabemos o que havemos de pedir, para rezarmos como deve ser; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis.”Rm 8,26 A Palavra suscita uma intensa oração, pois nos ajuda a espalhar a leitura pelas diversas horas do dia.

4º) CONTEMPLAÇÃO - A PALAVRA LEVA-ME AO ENCONTRO DO SENHOR, PELA PALAVRA TRABALHO COM A IMAGINAÇÃO. Aqui entra a Graça de Deus e a acção de Graças. É o momento em que perguntamos a Jesus o que Ele sentiu, conversamos com todos os personagens. O que fica nos olhos, no coração e na vida.

5º) ACÇÃO – O QUE A PALAVRA TRANSFORMA EM MINHA VIDA? Que a Palavra de Deus passe da cabeça ao coração. Que o coração se faça mãos e pés para agir.

Agora que você já recordou os passos da Leitura Orante da Palavra, reúna com seu grupo de oração e faça esta experiência uma vez por semana. Estamos no mês de outubro, mês das missões, mês do rosário e para a Família Paulina mês do Divino Mestre.

LEITURA ORANTE PARA A SEMANA DE 23 de Fevereiro a 02 de Março de 2015 - ESCOLHA A SUA HORA PARA O ENCONTRO COM A PALAVRA. 
NESTE ANO DE 2015, CENTENÁRIO DA CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DE SÃO PAULO, CONVIDO-VOS A FAZER A EXPERIÊNCIA SOBRE A VIDA DE SÃO PAULO QUE ESTÁ NOS ATOS DOS APÓSTOLOS.


Acolhida - Acolher as pessoas que vão rezar consigo com alegria, escolher o nome de uma das cartas do Apóstolo São Paulo para o vosso grupo. Colocar uma música religiosa, preparar uma mesa, por em destaque a Palavra de Deus, uma vela, uma flor e dar as boas vindas, numa atitude de calorosa acolhida, às pessoas que integram esta comunidade de São Paulo aos ……...

Motivação: Neste momento deixamos tudo para que o nosso olhar, a nossa mente, a nossa vontade e o nosso coração se tornem cheios de Deus e comprometidos(as) com a Evangelização. Invoquemos o Espírito Santo para que Ele desça sobre nós, aqueça o nosso coração, nos abra à Palavra e nos torne autênticos(as) evangelizadores(as). Como nos diz São Paulo: “Ai de mim se não Evangelizar”.

Todos cantam: Um hino ao Espírito Santo

Peçamos com muita fé ao Senhor para que abençoe as nossas famílias e suscite no meio das mesmas muitos e muitas jovens comprometidos(as) com as diversas vocações na igreja: Vocação à Vida Sacerdotal, Vocação à Vida consagrada (Madre), Vocação à Vida Matrimonial e Vocação Laical, comprometidos pelo serviço na Igreja.  Peçamos este dom a Deus por intercessão do Apóstolo São Paulo. Rezemos juntos a São Paulo pelas Vocações:

“Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria! Para a nossa paróquia! Vosso coração dilatou-se para acolher a todos os povos no abraço da paz. Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar a todos com a Luz do Evangelho e a estabelecer no mundo o Reino do amor. Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, preparai os homens e as mulheres, os jovens e as crianças para que acolham o Cristo, Divino Mestre.  Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo, como o Caminho, a Verdade e a Vida; busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, para que a sua luz resplandeça diante do mundo, iluminai, animais e abençoai a todos!” Ámen                                                                  Autor: Pe. Tiago Alberione


CANTEMOS A ORAÇÃO PELA FAMÍLIA
  1. Que nenhuma família comece em qualquer de repente. / Que nenhuma família termine por falta de amor. / Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente. / E que nada no mundo separe um casal sonhador.  Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte. / Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois. / Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte. / Que eles vivam do ontem, no hoje, em função de um depois.

Que a família comece e termine sabendo a onde vai. / E que o homem carregue nos ombros a graça de um Pai. / Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor / e que os filhos conheçam a força que brota do amor.

/: Abençoa, Senhor, as famílias. Amém! Abençoa, Senhor, a minha também! :/

  1. Que marido e mulher tenham força de amar sem medida. Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão. Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida. / Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.  Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos. / Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois. / Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho / seja firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.

Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai


 


1ª) EXPERIÊNCIA DA LEITURA ORANTE DA PALAVRA

Leitura Orante de Actos 1,1-11

Tema: FOI ELEVADO

 


Abrir a Bíblia para Leitura Orante de Actos 1,1-11

 

1º) LEITURA – O QUE DIZ A PALAVRA PROCLAMADA EM SI? Ler pausadamente.

  • 3 Leituras: Um Leitor. Outro Leitor. Ler por versículo.
  • Descobrir os personagens.
  • O que perguntaram a Jesus?
  • Qual foi a ordem e a instrução que Jesus deu aos Apóstolos?
  • Que fez o Espírito Santo na vida desses homens? (1,8)
  • Qual a missão que receberam?
  • O que acontece com Jesus (1,9) O que aconteceu com os Discípulos (1,10)
  • O que dizem os homens vestidos de branco? (1,11)
  • Fazer eco da Palavra, repetindo a frase ou palavra que mais chamou a atenção, que mais tocou na mente e no coração mesmo que outra pessoa já tenha dito. .
  • Em coro a comunidade repete a mesma Palavra que foi dita pelo irmão, pela irmã.
  • Fechar a Bíblia e recontar esta Palavra. (Depois de recontá-la abrir a Palavra para entrar no 2º passo que é a meditação)

 
Abrir a Bíblia para Leitura Orante de Actos 1,1-11

 

2ª MEDITAÇĂO = O QUE ME  DIZ ESTA PALAVRA? O QUE ELA DIZ PARA NÓS? (É o momento da partilha, importante que todos partilhem, contem sua experiência)

·         O que me chamou a atenção nesta Palavra?

·         Quem dá testemunho, o que o caracteriza?

·         Eu acredito que Jesus subiu ao céu?

·         Acredito que também eu como Jesus Ressuscitarei e voltarei ao pai de onde vim?

 

3º ) ORAÇÃO: O QUE A PALAVRA NOS FAZ DIZER A DEUS?

(Todos em pé, de mãos dadas e em círculo, o Discípulo Ananias a explicar bem este momento, concentrarem-se e iniciar as orações)

Fazer orações dirigidas directamente a Deus, a Jesus, ao Espírito Santo falar com um deles contar-lhe o que sente, o que deseja, o que quer. Que este momento não seja um comentário para os outros, mas um diálogo tu a tu, que seja uma conversa.

·         O que respondo a Deus? O que digo a Deus? O que tenho em meu coração? O que eu gostaria de dizer-lhe?  Por exemplo: Senhor Jesus dou-te graças por… Senhor, eu te peço… Senhor, ajuda-me…

 

4ª) CONTEMPLAÇÃO: O QUE FICOU DA PALAVRA NOS MEUS OLHOS, NO CORAÇÃO E NA VIDA?

(O Discípulo Ananias bem concentrado conduz a contemplação, se possível, a comunidade coloque-se de joelhos, ou fique sentada com os olhos fechados)

  • Em silêncio: Usar a imaginação, visualizar a cena, olhar para Jesus que se despede dos seus discípulos e lhes dá uma missão. Converse com Jesus sobre o que ficou nos teus olhos e no teu coração, desta Palavra ouvida, meditada, rezada e contemplada.
  • Senhor Jesus, tem coisas que não chegamos a entender: Como posso viver como ressuscitado? O que muda dentro de mim, o que muda dentro de nós?
  • Jesus, o que fizeste durante estes 40 dias antes da tua ascensão?
  • Senhor, Tu falavas muito com o Espírito Santo, comunicavas o que ele ia fazer com os teus discípulos?
  • Senhor Jesus, como a teus discípulos, também dá a nós o teu Espírito, para que possamos ser tuas testemunhas em nossas famílias, em nossa paróquia, em nossa cidade e seguir-te com toda a nossa vida, dando tudo de nós. Dá-nos Senhor o teu Espírito.
  • Jesus, Tu pedias aos teus discípulos serem testemunhas tuas, que levassem a boa nova aos confins do mundo. Hoje Jesus, que queres de mim? Que me pedes? Que esperas de mim?
  • Senhor Jesus, estou disponível para seguir os teus passos.  

 

5º) ACÇÃO – O QUE A PALAVRA DE DEUS TRANSFORMA EM MINHA VIDA? AGORA, O QUE VOU FAZER PARA QUE A PALAVRA PASSE DA CABEÇA AO CORAÇÃO? PARA QUE O CORAÇÃO SE FAÇA MÃOS E PÉS PARA AGIR?

  • Assumir uma atitude para viver esta Palavra durante esta semana. O que vamos fazer de concreto?
 
 
 

 ORAÇÃO FINAL E BÊNÇÃO

JUNTOS: ORAÇÃO
Jesus Mestre, agradeço-vos pelas luzes que nos concedestes nesta Leitura Orante da Palavra. Perdoai-nos pelos limites que nos impediram de fazê-la melhor. Gratidão pela vossa presença e vosso amor nas nossas vidas. Ofereço-vos o compromisso que assumimos e que esperamos viver com a vossa graça. Queremos viver sempre guiados pela vossa Palavra, na comunhão, reconciliação e evangelização como o Apóstolo São Paulo. São Paulo Apóstolo, rogai por nós.

Rezemos juntos por nós mesmos para que sejamos autênticos/as seguidores/as de Cristo
Senhor, sei que Tu me convidas para seguir Teus passos… Sei também que me pedes para fazer algo por Ti e pelas pessoas que necessitam de ajuda. Faça com que minha vida seja lâmpada acesa e sal que dá sabor. Ajuda-me, Senhor, a encontrar o meu caminho!  Ajuda-me e dá-me coragem para dizer sim ao teu chamado! Faça, Senhor, com que meus passos sejam sinais de esperança em meio a este povo que te procura.

Canto: 1. QUEM NOS SEPARARÁ? (Conhecido)
Quem nos separará, quem vai nos separar do amor de Cristo, quem nos separará?
Se Ele é por nós, quem será, quem será contra nós? Quem vai nos separar do amor de Cristo, quem será?
  1. Nem a espada, o perigo, nem os erros do meu irmão. Nenhuma das criaturas, nem a condenação.
  2. Nem a vida, nem a morte, nem os anjos ou os principados. Nem o passado, nem o presente, ou o futuro, nem as potestades.
  3. Nem as alturas, os abismos, tão pouco a perseguição. Nem angústia, a dor, a fome, nem a tribulação.

Rezemos para que todos os cristãos que desejarem possam fazer a Leitura Orante nos seus movimentos, nos seus grupos, nas suas pastorais, nas suas famílias. Peçamos esta graça à Nossa Senhora - Ave Maria. 

BÊNÇÃO DO ENVIO
São Paulo que nos acompanhou nesta Leitura Orante nos ajude a viver o que reflectimos. T. Amem Que o Pai, o Filho e o Espírito Santo nos ajudem a ser uma comunidade missionária, cheia de fé, esperança e amor. T. Amem
Que o Senhor Deus nos abençoe, nos guarde, encaminhe nossos passos para o bem e nos acompanhe sempre. T. Amem
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Hino do projecto Paróquia em Missão
Cristão sou, vou, ou levar, a mensagem de Cristo(2x) Ai de mim se não evangelizar (2x)
Ananias sou, vou ou levar, a mensagem ‘de Cristo(2x) Ai de mim, se não evangelizar (2x)
Comunidade sou, vou ou levar, a mensagem de Cristo(2x) Ai de mim, se não evangelizar (2x)
Sacerdote sou, vou ou levar, a mensagem de Cristo (2X) Ai de mim, se não evangelizar (2x)

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre connosco. Em Nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Boa Noite a todos, até à próxima semana, neste mesmo dia e horário.  


“AI DE MIM SE NÃO EVANGELIZAR» ICor. 9,16
“QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE CRISTO?” Rm 8,35