Venha ser uma Irmã Paulina!

SER MADRE PAULINA É APAIXONAR-SE POR JESUS CRISTO MESTRE CAMINHO, VERDADE E VIDA.

ENTREGAR-SE A ELE E ANUNCIÁ-LO A TODOS OS POVOS COM A FORÇA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

JOVEM! Venha ser uma Irmã Paulina!

Coloque a vida, os dons, a mente, vontade e coração a serviço de Jesus Cristo Mestre Caminho, Verdade e Vida com amor.

Bíblia

QUEM SÃO AS IRMÃS PAULINAS?

As Irmãs Paulinas são mulheres consagradas a Deus na congregação religiosa das Filhas de São Paulo. Dedicam as suas vidas ao serviço do Evangelho e do povo, como apóstolas no mundo das comunicações. Portanto, as Irmãs Paulinas são Missionárias da Palavra.

Jovem!

Qual é a sua vocação? Quer seguir Jesus Cristo mais de perto, consagrando-se inteiramente ao Senhor. Entre em contacto com: marlisefsp@gmail.com ou vocacionalpaulinas.ang@gmail.com

E para aprofundar a sua vocação, e conhecer em profundidade o apóstolo São Paulo, sugiro que faça uma vez por semana a experiência da Leitura Orante da Palavra sobre as cartas Paulinas

EXPERIÊNCIA DA LEITURA ORANTE DA PALAVRA

O que provoca a experiência da Leitura Orante da Palavra em nossas vidas?
Palavra não volta sem ter produzido o seu efeito” - Is 55,10-11 –

Como chegar ao coração? – Experimentar a Palavra de Deus.

Como Experimentar? Pelo Método da Leitura Orante da Bíblia

Para quê?

• Para entrar na dimensão Espiritual,

• Me encontrar com Deus,

• Me deixar transformar por ele.

• Chegar ao coração.

• Viver pela força da Palavra de Deus. Experimentar a Deus Santo no nosso coração.

São Paulo diz: “Recebei ainda o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus”(Ef 6,17)

A Palavra de Deus é para crer e não só para conhecer. ( cf Jo 20,30-31)

Passos da Experiência da Leitura Orante da Palavra

1º) LEITURA – O QUE DIZ A PALAVRA PROCLAMA EM SI? É penetrar com a mente e o coração na Palavra. Leitura gratuita, gastar tempo com o texto, gostar da Palavra. Imaginar a cena, os personagens.

2º) MEDITAÇÃO – O QUE ME DIZ A PALAVRA? DIZ PARA NÓS? É fazer a meditação. Ruminar, actualizar, dialogar. Isto é aplicar a Palavra à nossa realidade.

3º) ORAÇÃO – O QUE ESTA PALAVRA ME FAZ DIZER A DEUS? Suplicar, louvar, recitar. É admiração silenciosa e adoração do Senhor que brota da nossa resposta à Palavra de Deus. “É assim que também o Espírito vem em auxílio da nossa fraqueza, pois não sabemos o que havemos de pedir, para rezarmos como deve ser; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis.”Rm 8,26 A Palavra suscita uma intensa oração, pois nos ajuda a espalhar a leitura pelas diversas horas do dia.

4º) CONTEMPLAÇÃO - A PALAVRA LEVA-ME AO ENCONTRO DO SENHOR, PELA PALAVRA TRABALHO COM A IMAGINAÇÃO. Aqui entra a Graça de Deus e a acção de Graças. É o momento em que perguntamos a Jesus o que Ele sentiu, conversamos com todos os personagens. O que fica nos olhos, no coração e na vida.

5º) ACÇÃO – O QUE A PALAVRA TRANSFORMA EM MINHA VIDA? Que a Palavra de Deus passe da cabeça ao coração. Que o coração se faça mãos e pés para agir.

Agora que você já recordou os passos da Leitura Orante da Palavra, reúna com seu grupo de oração e faça esta experiência uma vez por semana. Estamos no mês de outubro, mês das missões, mês do rosário e para a Família Paulina mês do Divino Mestre.

LEITURA ORANTE PARA A SEMANA DE 13 a 18 de Outubro de 2014 - ESCOLHA A SUA HORA PARA O ENCONTRO COM A PALAVRA. 


Acolhida - Acolher as pessoas que vão rezar consigo com alegria, escolher o nome de uma das cartas do Apóstolo São Paulo para o vosso grupo. Colocar uma música religiosa, preparar uma mesa, por em destaque a Palavra de Deus, uma vela, uma flor e dar as boas vindas, numa atitude de calorosa acolhida, às pessoas que integram esta comunidade de São Paulo aos ……...

Motivação: Neste momento deixamos tudo para que o nosso olhar, a nossa mente, a nossa vontade e o nosso coração se tornem cheios de Deus e comprometidos(as) com a Evangelização. Invoquemos o Espírito Santo para que Ele desça sobre nós, aqueça o nosso coração, nos abra à Palavra e nos torne autênticos(as) evangelizadores(as). Como nos diz São Paulo: “Ai de mim se não Evangelizar”.

Todos cantam: Um hino ao Espírito Santo

Peçamos com muita fé ao Senhor para que abençoe as nossas famílias e suscite no meio das mesmas muitos e muitas jovens comprometidos(as) com as diversas vocações na igreja: Vocação à Vida Sacerdotal, Vocação à Vida consagrada (Madre), Vocação à Vida Matrimonial e Vocação Laical, comprometidos pelo serviço na Igreja.  Peçamos este dom a Deus por intercessão do Apóstolo São Paulo. Rezemos juntos a São Paulo pelas Vocações:

“Ó São Paulo, mestre dos gentios, olhai com amor para a nossa Pátria! Para a nossa paróquia! Vosso coração dilatou-se para acolher a todos os povos no abraço da paz. Agora, no céu, o amor de Cristo vos leve a iluminar a todos com a Luz do Evangelho e a estabelecer no mundo o Reino do amor. Suscitai vocações, confortai os que anunciam o Evangelho, preparai os homens e as mulheres, os jovens e as crianças para que acolham o Cristo, Divino Mestre.  Que o nosso povo encontre e reconheça sempre a Cristo, como o Caminho, a Verdade e a Vida; busque o Reino de Deus e trabalhe em sua realização, para que a sua luz resplandeça diante do mundo, iluminai, animais e abençoai a todos!” Ámen                                                                  Autor: Pe. Tiago Alberione


CANTEMOS A ORAÇÃO PELA FAMÍLIA
  1. Que nenhuma família comece em qualquer de repente. / Que nenhuma família termine por falta de amor. / Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente. / E que nada no mundo separe um casal sonhador.  Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte. / Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois. / Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte. / Que eles vivam do ontem, no hoje, em função de um depois.

Que a família comece e termine sabendo a onde vai. / E que o homem carregue nos ombros a graça de um Pai. / Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor / e que os filhos conheçam a força que brota do amor.

/: Abençoa, Senhor, as famílias. Amém! Abençoa, Senhor, a minha também! :/

  1. Que marido e mulher tenham força de amar sem medida. Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão. Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida. / Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.  Que marido e mulher não se traiam nem traiam seus filhos. / Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois. / Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho / seja firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.

Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai




3ª)  EXPERIÊNCIA DA LEITURA

ORANTE DA PALAVRA

Leitura Orante Rm 2,1-11

 Tema: SE JULGAS O(A) OUTRO(A)

A TI PRÓPRIO TE CONDENAS

Abrir a Bíblia para Leitura Orante em Rm 2,1-11

 
1°) LEITURA - O QUE DIZ A PALAVRA PROCLAMADA EM SI? (É o momento de ler pausadamente e várias vezes, responder às perguntas com toda a inteligência a fim de compreender a Palavra)

  • Ler o texto 3 vezes.   Um Leitor. Outro Leitor. Responder às perguntas.
  • O acontece em nossa vida quando  julgamos o outro?
  • Quais são as perguntas que Paulo faz nos v. 3 e 4?  
  • O que estamos a acumular em nós com a dureza e a impenitência do nosso coração?
  • O que Deus retribuirá a cada um de nós no dia do julgamento? Veja v. 7-10
  • O que não existe em Deus? V. 11
  • Fazer eco da Palavra, repetir a frase ou palavra que mais chamou a atenção, que mais tocou na mente e no coração mesmo que outra pessoa já tenha dito..
  • Em coro a comunidade repete a mesma Palavra que foi dita pelo irmão, pela irmã.

 Canto: A Palavra está perto de Ti, em tua boca em teu coração.

(CD Palavras Sagradas de Paulo)

 
2ª MEDITAÇÃO = O QUE ME DIZ ESTA PALAVRA? O QUE ELA DIZ PARA NOS? (E o momento da partiIha importante que todos partilhem, contem sua experiência)

  • Quais são as causas dos julgamentos e das divisões em minha vida e na vida de minha família?

 
3°) ORAÇÃO: O QUE A PALAVRA NOS FAZ DIZER A DEUS?

Todos de pé, de mãos dadas e em círculo, fazem orações dirigidas directamente a Deus, a Jesus, ao Espírito Santo. Quando uma pessoa termina a oração a outra começa. Falar com as pessoas da Santíssima Trindade contar-lhes o que sente, o que deseja, como se sentiu tocado pela palavra e como quer vivê-la. Que este momento não seja um comentário para os outros, mas um diálogo tu a tu, que seja uma conversa com Jesus, com o Pai ou com o Espírito Santo.  Por exemplo: Senhor Jesus dou-vos graças por... Deus Pai, eu vos peço... Divino Espírito Santo, tranforma-me, ajuda-me…

 
Canto: Eu sei, eu sei, eu sei em quem acreditei! Eu sei, eu sei em quem

         acreditei!                                         (CD Palavras Sagradas de Paulo)

 

4º) CONTEMPLAÇÃO: O QUE FICOU DA PALAVRA NOS MEUS OLHOS, NO CORAÇÃO E NA VIDA?

Neste momento, permaneçamos bem concentrados e na escuta diante de Jesus Palavra e em companhia de Nossa Senhora. Coloquemo-nos de joelhos, ou ficamos sentados com os olhos fechados a contemplar. Contemplar é transformar-se, revestir-se de Jesus Cristo que se manifestou em nós através da Palavra. É entrar com Jesus nos diversos ambientes e contextos que a Palavra de Deus nos levou nesta experiência da Leitura Orante da Palavra. Acompanha-me nesta contemplação, usa a tua imaginação, visualiza aquilo que vou recordar da Palavra lida, meditada, rezada… 

  • Em silêncio: Usa a tua imaginação, visualiza a Palavra que acabamos de ler, meditar e rezar…
  • São Paulo, contemplo o teu coração aberto à universalidade, aberto à todos os povos em Cristo. Consegues ver em todos a imagem do Filho do teu e nosso Deus, Jesus Cristo.
  • Meu irmão, minha irmã, visualisa na presença de Jesus aquela pessoa que tens mais dificuldade de te relacionares… Silêncio…
  • Contempla a pessoa e Jesus olhando um para o outro…  Observe na tua imaginação o tratamento que Jesus dá a esta pessoa….
  • Observe se Jesus a julga e a condena….
  • Paulo, tu me apelas a não julgar,  porque se julgo o outro, a mim mesmo(a) me condeno.
  • Senhor Jesus, quero um coração penitente, coração que perdoa, coração misericordioso e cheio de amor.  E jogar fora do meu relacionamento toda forma de separatismo. .

Canto: Se alguém está em Cristo é nova criatura, é nova criatura, se alguém está em Cristo.     (CD Palavras Sagradas de Paulo)

 

5°) ACÇÃO - O QUE A PALAVRA DE DEUS TRANSFORMA EM MINHA VIDA? AGORA, O QUE VOU SER E FAZER DE CONCRETO PARA QUE A PALAVRA PASSE DA CABEÇA AO CORAÇÃO? PARA QUE O CORAÇÃO SE FAÇA MÃOS E PÉS PARA AGIR? Para recordar: A Leitura Orante, a participação na Santa Missa, a confissão são meios que nos ajudam a crescer no querer de Deus sobre nós.

  • Este é o momento do compromisso, assumir um compromisso concreto para viver durante a semana a partir da Palavra que acabamos de ler, meditar, rezar e contemplar…  


“AI DE MIM SE NÃO EVANGELIZAR» ICor. 9,16

“QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE CRISTO?” Rm 8,35
 
 

 ORAÇÃO FINAL E BÊNÇÃO

JUNTOS: ORAÇÃO
Jesus Mestre, agradeço-vos pelas luzes que nos concedestes nesta Leitura Orante da Palavra. Perdoai-nos pelos limites que nos impediram de fazê-la melhor. Gratidão pela vossa presença e vosso amor nas nossas vidas. Ofereço-vos o compromisso que assumimos e que esperamos viver com a vossa graça. Queremos viver sempre guiados pela vossa Palavra, na comunhão, reconciliação e evangelização como o Apóstolo São Paulo. São Paulo Apóstolo, rogai por nós.

Rezemos juntos por nós mesmos para que sejamos autênticos/as seguidores/as de Cristo
Senhor, sei que Tu me convidas para seguir Teus passos… Sei também que me pedes para fazer algo por Ti e pelas pessoas que necessitam de ajuda. Faça com que minha vida seja lâmpada acesa e sal que dá sabor. Ajuda-me, Senhor, a encontrar o meu caminho!  Ajuda-me e dá-me coragem para dizer sim ao teu chamado! Faça, Senhor, com que meus passos sejam sinais de esperança em meio a este povo que te procura.

Canto: 1. QUEM NOS SEPARARÁ? (Conhecido)
Quem nos separará, quem vai nos separar do amor de Cristo, quem nos separará?
Se Ele é por nós, quem será, quem será contra nós? Quem vai nos separar do amor de Cristo, quem será?
  1. Nem a espada, o perigo, nem os erros do meu irmão. Nenhuma das criaturas, nem a condenação.
  2. Nem a vida, nem a morte, nem os anjos ou os principados. Nem o passado, nem o presente, ou o futuro, nem as potestades.
  3. Nem as alturas, os abismos, tão pouco a perseguição. Nem angústia, a dor, a fome, nem a tribulação.

Rezemos para que todos os cristãos que desejarem possam fazer a Leitura Orante nos seus movimentos, nos seus grupos, nas suas pastorais, nas suas famílias. Peçamos esta graça à Nossa Senhora - Ave Maria. 

BÊNÇÃO DO ENVIO
São Paulo que nos acompanhou nesta Leitura Orante nos ajude a viver o que reflectimos. T. Amem Que o Pai, o Filho e o Espírito Santo nos ajudem a ser uma comunidade missionária, cheia de fé, esperança e amor. T. Amem
Que o Senhor Deus nos abençoe, nos guarde, encaminhe nossos passos para o bem e nos acompanhe sempre. T. Amem
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Hino do projecto Paróquia em Missão
Cristão sou, vou, ou levar, a mensagem de Cristo(2x) Ai de mim se não evangelizar (2x)
Ananias sou, vou ou levar, a mensagem ‘de Cristo(2x) Ai de mim, se não evangelizar (2x)
Comunidade sou, vou ou levar, a mensagem de Cristo(2x) Ai de mim, se não evangelizar (2x)
Sacerdote sou, vou ou levar, a mensagem de Cristo (2X) Ai de mim, se não evangelizar (2x)

Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre connosco. Em Nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Boa Noite a todos, até à próxima semana, neste mesmo dia e horário.  


“AI DE MIM SE NÃO EVANGELIZAR» ICor. 9,16
“QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE CRISTO?” Rm 8,35