Venha ser uma Irmã Paulina!

SER MADRE PAULINA É APAIXONAR-SE POR JESUS CRISTO MESTRE CAMINHO, VERDADE E VIDA.

ENTREGAR-SE A ELE E ANUNCIÁ-LO A TODOS OS POVOS COM A FORÇA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

JOVEM! Venha ser uma Irmã Paulina!

Coloque a vida, os dons, a mente, vontade e coração a serviço de Jesus Cristo Mestre Caminho, Verdade e Vida com amor.

Espiritualidade


REZEMOS O TERÇO 

PELAS VOCAÇÕES. 
TODAS AS  6ªs FEIRA REZE OS MISTÉRIOS DOLOROSOS. 
SEGUE O TEXTO PARA VOSSA REFLEXÃO E MEDITAÇÃO EM FAMÍLIA

AS VOCAÇÕES NASCEM NUMA IGREJA DOMÉSTICA QUE REZA O TERÇO. 
A PANDEMIA FECHOU AS IGREJAS, MAS DEUS ABRIU UMA IGREJA EM CADA LAR. 
LOUVADO SEJA DEUS... 


MISTÉRIOS DO ROSÁRIO
Mistérios da Dor (ou Dolorosos)


1º MISTÉRIO:
A agonia de Jesus no horto

Leitura bíblica:
“A Minha alma está numa tristeza morta, ficai aqui e vigiai. Caiu por terra e orou para que, se possível, passasse d’Ele aquela hora. Mas não se faça o que Eu quero e sim o que Tu queres”. (Mt 26,38-39)

Meditação:
Jesus ora ao Pai de rosto por terra: é a posição de oração que exprime a extrema submissão à vontade de Deus, o abandono mais radical a Ele. É tentado a escapar à morte iminente, deixando-se vencer pelo mundo em vez de o salvar. Este momento é, para Jesus, a tentação mais grave, mas Jesus não sucumbe diante dela. Nesta situação extrema, Jesus é também provado na sua relação filial com o Pai, abandonando-se nela, para tirar daí a força de colocar-se de acordo com a Sua vontade de homem com o desígnio salvífico do Pai.
A consciência que Jesus tem da sua missão, isto é, o facto de Ele ter vindo precisamente para aquela hora, fá-Lo pronunciar o segundo pedido, ou seja, que Deus glorifique o seu nome: precisamente a Cruz, a aceitação da sua realidade horrível, o entrar na ignomínia do aniquilamento da dignidade pessoal, na ignomínia de uma morte infame é que se torna a glorificação do nome de Deus.

Prece:
Cristo, nosso Mestre e Senhor, obediente até à morte por nosso amor, ensina-nos a obedecer sempre à vontade do Pai abandonando as próprias seguranças, o medo de falhar e não estar à altura da vocação.





2º MISTÉRIO:
A flagelação de Jesus

Leitura bíblica:
«Pilatos disse ao povo: “Que hei de fazer de Jesus, chamado Cristo?”. Todos responderam: “Seja crucificado!”. (...) Então, soltou-lhes Barrabás. Quanto a Jesus, depois de O mandar flagelar, entregou-O para ser crucificado.» (Mt 27, 22-26)

Meditação:
O rosto desfigurado de Jesus deve contemplar-se como uma imagem que encerra nos seus rasgos toda a realidade da salvação. A majestade serena daquele homem no meio da prova, do sofrimento e da contradição, domina tudo o demais. Mas a multidão grita “crucifica-o, crucifica-o!”. É preciso que Jesus chegue até ao fundo da sua humanidade para vencer esta rejeição e este ódio.
Desde que Jesus Se deixou açoitar, os feridos e os açoitados passam a ser imagem do Deus que quis sofrer por nós. Assim, Jesus, no meio da sua paixão, é imagem de esperança: Deus está do lado dos que sofrem.

Prece:
Cristo, nosso Rei, que foste desprezado como um verme e humilhado como a vergonha do género humano, ensina a cada um na sua vocação específica escolher a estrada que o traças para nós.


3º MISTÉRIO:
Jesus é coroado de espinhos

Leitura bíblica:
«Os soldados do governador conduziram Jesus para o pretório e reuniram toda a coorte à volta dele. Despiram-no e envolveram-no com um manto escarlate. Tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e uma cana na mão direita. Dobrando o joelho diante dele, escarneciam-no, dizendo: “Salve! Rei dos Judeus!”.» (Mt 27, 27-29)

Meditação:
Jesus sobe a Jerusalém, não para ser aclamado ou receber honras, mas para ser flagelado, insultado e ultrajado. Ao ser coroado de espinhos, assume a realiza das nossas dores, do nosso egoísmo e da nossa indiferença. É o servo sofredor! Toma sobre Si o nosso fardo e dá sentido à nossa vida. O seu supremo amor, é a “bússola” do nosso discernimento e da nossa entrega aos irmãos.




Prece:
Cristo, Rei do amor, que quiseste ser coroado com a nossa indiferença e com o nosso orgulho, ajuda-nos a discernir e a perdoar, para assim reconhecermos o amor com que fomos criados.


4º MISTÉRIO:
Jesus carrega a Cruz até ao Calvário

Leitura bíblica:
“Levaram-no, então, para o crucificar. Para lhe levar a cruz, requisitaram um homem que passava por ali a regressar dos campos, um tal de Simão de Cirene […] e conduziram-no ao lugar do Gólgota, que quer dizer «lugar do crânio».” (Mc 15, 20-22)

Meditação:
O verdadeiro caminho da vocação passa muitas vezes pela tribulação e pela desilusão. Trata-se de um caminho inesperado como aconteceu com Simão de Cirene. O Cireneu é apanhado de surpresa no quotidiano da sua vida. Depara-se com Jesus que carrega a cruz até ao calvário, com certeza este encontro converteu a sua vida e ao que tudo indica tornou-se discípulo de Jesus.

Prece:
Jesus, que carregas a cruz, e com ela a esperança de toda a humanidade, torna-nos capazes de suportar com a mor, as provações da nossa vida. Dá-nos força para seguirmos em frente, sem nos sentirmos esmagados pelo que é colocado nos nossos ombros. Que possamos, também nós, ajudar os outros a suportar as provas e sofrimentos da vida, com uma alegria inquebrantável.


5º MISTÉRIO:
Crucifixão e morte de Jesus

Leitura bíblica:
“Era já quase a hora sexta e fez-se trevas sobre toda a terra até à hora nona. Quando o sol se eclipsou, o véu do templo rasgou-se a meio e Jesus, clamando com voz forte, disse: «Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito». Dito isto, expirou.” (Lc 44-46)

Meditação:
A crucifixão passava não só por ser especialmente cruel, mas também por ser uma pena sumamente infame. Temos de aceitar que Jesus teve de contar com um final violento. Jesus foi verdadeiramente até o fim, até o limite e para além do limite. Ele realizou a totalidade do amor, deu-Se a Si mesmo. O Deus crucificado é, assim, o Deus solidário. O sofrimento de Deus é assim verosímil, se é que Deus pretendeu demonstrar a sua solidariedade para com as vítimas deste mundo. Deus aparece em Jesus como um Deus connosco que se vai tornando num Deus para nós e, na Cruz, está um Deus à nossa mercê, sobretudo porque é um Deus como nós.

Prece:
Cristo, nosso Salvador, que, de braços abertos na cruz, quiseste atrair a Vós todos os homens, concede-nos a fortaleza na tribulação, a gratidão de sermos chamados, a coragem de caminhar, e uma atitude de louvor que brota da salvação que operastes na Cruz.
                 

ESTIMADOS JOVENS  E FAMILIARES: 
A VOCAÇÃO CRESCE NA MEDIDA DA ORAÇÃO DO SANTO TERÇO.  

Em preparação o dia mundial de oração pelas vocações reze a cada dia o Santo Terço. Hoje 5ª Feira, reze nesta quarentena com sua família os mistérios Luminosos, preparado pela comissão das vocações.

MISTÉRIOS DO ROSÁRIO
Mistérios da Luz (ou Luminosos)


1º MISTÉRIO:
Batismo de Jesus no rio Jordão

Leitura bíblica:
“Naquele tempo, Jesus chegou da Galileia e veio ter com João Baptista ao Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se, dizendo: «Eu é que preciso de ser batizado por Ti, e Tu vens ter comigo?». Jesus respondeu-lhe: «Deixa por agora; convém que assim cumpramos toda a justiça». João deixou então que Ele Se aproximasse. Logo que Jesus foi batizado, saiu da água. Então, abriram-se os céus e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele. E uma voz vinda do Céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência»”. (Mt 3, 13-17)

Meditação:
«Do Céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho muito amado; em ti pus todo o meu agrado”» (Lc 3, 22).
Como o diz o Papa Francisco, «toda a vocação nasce daquele olhar amoroso com que o Senhor veio ao nosso encontro». Importa, por isso, «reconhecer a passagem de Deus pela nossa vida», escutar a Sua voz e saber abrir-lhe o nosso coração.
Ao acolher o batismo, Jesus assume publicamente a sua vocação de servo enviado do Pai para a salvação da humanidade.
Também tu, deixa-te inflamar pelo mesmo amor de Deus! Coragem! Abraça a tua vocação! Não temas, pois o Senhor estará sempre está contigo!

Prece:
Deus Pai, aumentai em nós a coragem para responder e corresponder ao Vosso chamamento; enviai sobre nós o Espírito Santo, como sobre o Vosso Filho depois do Batismo no Jordão, para iluminar-nos sobre a Vossa divina vontade e guiar-nos no tempo de deserto. Isto Vos pedimos por Cristo Nosso Senhor. Ámen.



2º MISTÉRIO:
A manifestação de Jesus nas bodas de Caná

Leitura bíblica:
“Naquele tempo, realizou-se um casamento em Caná da Galileia e estava lá a Mãe de Jesus. Jesus e os seus discípulos foram também convidados para o casamento. A certa altura faltou o vinho. Então a Mãe de Jesus disse-Lhe: «Não têm vinho». Jesus respondeu-Lhe: «Mulher, que temos nós com isso? Ainda não chegou a minha hora». Sua Mãe disse aos serventes: «Fazei tudo o que Ele vos disser»”. (Jo 2, 1-5)

Meditação:
«A mãe de Jesus disse-lhe: “Não têm vinho!”» (Jo 2, 3).
Constata o Papa Francisco que, frequentemente, há «fantasmas que pululam nos nossos corações» e nos impedem «de caminhar, crescer, escolher a estrada que o Senhor traça para nós».
De facto, a tribulação e o medo de que nos falte o vinho da alegria e da felicidade pode paralisar-nos na margem, impedir-nos de caminhar.
Então e tu, porventura, não escutas a voz de Maria que te convida a fazer tudo o que o Senhor te disser? Confiança! Verás como Jesus fará maravilhas na tua vida: o vinho da melhor alegria é Ele quem o dá!

Prece:
Deus Pai, aumentai em nós a confiança para não vacilarmos nos tempos quer de tribulação física quer de tribulação moral; enviai sobre nós o Espírito Santo para aumentar a nossa fé na Vossa divina providência e abrir-nos os olhos da alma para as tribulações dos que nos rodeiam. Isto Vos pedimos por Cristo Nosso Senhor. Ámen.


3º MISTÉRIO:
O anúncio do Reino de Deus por Jesus

Leitura bíblica:
“Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: «Quem é o maior no Reino do Céu?» Ele chamou um menino, colocou-o no meio deles e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu. Quem, pois, se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu. Quem receber um menino como este, em meu nome, é a mim que recebe».” (Mt 18, 1-5)



Meditação:
«Começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do Reino e curando.» (Mt 4, 23).
O Papa Francisco lembra que o Senhor chama-nos a «pegar na nossa vida para a colocar ao serviço do Evangelho, nas formas concretas que Ele nos indica cada dia e, de modo especial, nas diferentes formas de vocação laical, presbiteral e de vida consagrada».
Já te deste conta das maravilhas que Deus fez na tua vida e na criação? Então louva-O, anuncia-O por toda a parte! Permite que o Senhor se sirva de ti para curar as feridas do mundo e para dar a conhecer o Seu amor!

Prece:
Deus Pai, aumentai em nós a vontade de Vos louvarmos por todas as maravilhas que operais nas nossas vidas; enviai sobre nós o Espírito Santo para inspirar-nos as palavras e guiar-nos nas obras de louvor que mais Vos sejam agradáveis. Isto Vos pedimos por Cristo Nosso Senhor. Ámen.


4º MISTÉRIO:
Transfiguração do Senhor

Leitura bíblica:
“Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João seu irmão e levou os, em particular, a um alto monte e transfigurou Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol e as suas vestes tornaram se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés a outra para Elias».” (Mt 17, 1-4)

Meditação:
«Transfigurou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz.» (Mt 17, 2).
O Papa Francisco lembra que o peso das responsabilidades ou das adversidades, o cansaço ou o medo, podem fazer com que bem depressa desviemos o olhar de Jesus. Todavia, Jesus «dá-nos o ardor necessário para viver a nossa vocação com alegria e entusiasmo». «Ele ordena aos ventos contrários que se calem, e então as forças do mal, do medo, da resignação deixam de ter poder sobre nós».
Estás cansado e com medo? Não desistas de escalar o monte com o Senhor! No cimo estarás mais perto do céu, onde a glória do Senhor resplandece como o sol! «Levantai-vos, não tenhais medo!» (Mt 17, 7).
Prece:
Deus Pai, aumentai em nós a gratidão por termos sido chamados a subir ao monte da transfiguração com o Vosso Filho; enviai sobre nós o Espírito Santo para fazer-nos escutar todas as palavras de salvação, principalmente a Palavra da salvação. Isto Vos pedimos por Cristo Nosso Senhor. Ámen.


5º MISTÉRIO:
Instituição da Eucaristia

Leitura bíblica:
“No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos foram ter com Jesus e perguntaram-lhe: «Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?». Ele respondeu: «Ide à cidade, a casa de um certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; é em tua casa que quero celebrar a Páscoa com os meus discípulos. Os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara e prepararam a Páscoa.” (Mt 26, 17-19)

Meditação:
«Jesus tomou o pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: “Tomai, comei: isto é o meu corpo”» (Mt 26, 26).
Jesus ofereceu-se todo a todos, numa ação de graças perfeita de súplica e louvor a Deus para remissão da humanidade.
O Papa Francisco convida a «que cada um possa descobrir com gratidão a chamada que Deus lhe dirige, encontrar a coragem de dizer “sim”, vencer a fadiga com a fé em Cristo e finalmente, como um cântico de louvor, oferecer a própria vida por Deus, pelos irmãos e pelo mundo inteiro».
Ele repartiu-se em pão por amor a ti. Estás disponível a dar a vida por amor a Ele e aos que Ele ama?

Prece:
Deus Pai, que saibamos reparar, pedir, adorar-Vos e agradecer-Vos na Eucaristia; enviai sobre nós o Espírito Santo para que vivamos sempre melhor o sacramento da comunhão, refletindo-o sempre cada vez mais no dia-a-dia. Isto Vos pedimos por Cristo Nosso Senhor. Ámen.

    


 A Espiritualidade da Família Paulina

     
                                Afinal caros jovens o que é a espiritualidade paulina?
A Espitualidade paulina  é viver segundo o Espírito Santo.É de viver Jesus  Mestre Caminho Verdade e Vida como o Apóstolo São Paulo sob o olhar de nossa Senhora Raínha dos Apóstolos.
 A espiritualida paulina é essencialmente um caminho de vida nova, de vida segundo os critérios do evangelho, no seguimento de Jesus para podermos chegar a Deus. Novo Testamento Jesus diz: «Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida; Eu sou o Caminho para o pai; Eu sou a porta; Eu sou o Bom Pastor» (jo 10 -14). Em Jesus Eucaristia mergulhamos na seiva vital para ser vida para

A vocação Paulina como qualquer vocação religiosa tem sua fonte motivadora na oração. Ela dá sentido á nossa missão forma a vida em comunidade sustenta os momentos de lutas e sacrifícios e legitima a doação de nossa vida a serviço do Reino.A nossa espiritualidade tem como centro Jesus Cristo Mestre Caminho Verdade e Vida.
Espiritualidade é buscar as coisas de Deus. É ter uma motivação de fé, de esperança e de amor em tudo o que fazemos. É deixar-se conduzir pela força interior que vem do Espírito de Deus, que geme dentro de nós.
 Espiritualidade é uma forma, um jeito de viver despojadamente de tudo e de todos, felizes e em paz. Nada te perturbe, nada te assuste. Só Deus te basta, foi a conclusão à qual chegou Santa Teresa d´Ávila, na sua busca do absoluto.  

      As irmãs Paulinas são: Mulheres consagradas que vivem e comunicam Cristo Mestre Caminho Verdade e Vida no ardor e no entusiasmo do Apóstolo São Paulo sob o olhar de Maria Raínha dos Apóstolos utilizando todos os meios de comunicação para Evangelizar.
Com o exemplo de Maria, venerada como Raínha dos Apóstolos e de todos os postolados, levamos, com solicitude, Jesus a toda a humanidade para comunicar a Verdade que salva, o Caminho que leva ao Pai e a Vida da graça.

Em Maria, Raínha dos apóstolos, as Irmãs Paulinas têm o modelo para o equilíbrio entre a mística da vida e o trabalho apostólico. Ela, a primeira comunicadora de Jesus, é nossa inspiração e síntese de vida.

     


Padre Tiago Alberione, diz que seremos comunicadoras à medida que formos discípulas do Mestre, transformando-nos pelos seus ensinamentos e pela eucaristia.
     O coração da espiritualidade paulina é Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. Vivendo nele, comunicamos com paixão o seu Evangelho. Uma espiritualidade plena,
total, que conduz toda a pessoa a Deus: mente, vontade, coração, corpo e forças físicas.       



    
A nossa meta é a mesma do apóstolo Paulo:Não sou mais eu que vivo; é Cristo que vive em mim”. Para isso, buscamos luz e sustento na Palavra de Deus, e na Eucaristia,e na oração diária, e a comunhão fraterna são os recursos onde extraímos força para o  nosso multiforme apostolado, a fim de  discernir os sinais dos tempos e responder às necessidades da Igreja e do mundo.




 Nas pegadas de são Paulo e por Cristo conquistada escolhidas e chamadas para a humanidade e da história. Para nós viver é Cristo com alegria anúnciamos o Evangelho é o Caminho a Verdade e a Vida e aos povos irradia o seu reino.
  

Temos em paulo, o discípulo apaixonado de Jesus, no qual se inspirou Tiago
Alberione e nosso exemplo de acção apostólica nosso protetor e pai.
       
      
     Jesus diz naquela passagem maravilhosa do capítulo 15 de São João: "Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vós. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vós também não podereis dar fruto, se não ficarem unidos a mim. Eu sou a videira, e vós sois os ramos. Quem fica unido a mim, e eu nele, dará muito fruto, porque sem mim nada  podeis fazer".

A Família Paulina aspira viver integralmente o  Evangelho de Jesus Cristo Caminho Verdade e Vida, no Espírito de São Paulo, sob o olhar da Raínha dos apóstolos. A pessoa toda em Cristo, para um amor total a Deus: inteligência, vontade, coração, forças físicas. Tudo: Natureza graça e vocação  para o apostolado. Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida é o princípio e fim da nossa vida e missão.
          Caros jovens concluímos assim dizendo que: Espiritualidade é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, como fez Jesus: é pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu, decidir como Jesus decidiu, comprometer-se pelo Reino de Deus, como  Jesus se comprometeu.

           





A Congregação das missionárias Filhas de São Paulo (Irmãs Paulinas) louvam e agradecem a Deus porque farão 103 anos de fundação no dia 15 de Junho de 2018.